
15 jun Memória da Eletricidade participa de Simpósio em Portugal
Sergio Lamarão, Doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e historiador associado do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, apresentou no V Simpósio Internacional de Eletrificação, realizado em maio, a palestra “A energia elétrica e uma nova cultura urbana: os primeiros cinematógrafos, Rio de Janeiro, 1890-1920”. A apresentação teve como base a sua participação na pesquisa para o livro “Energia elétrica na urbanização do Rio de Janeiro”, publicado pela Memória da Eletricidade em 2017.
Em sua quinta edição, o Simpósio é promovido pelo Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora (Portugal), em conjunto com a renomada revista hispânica Geocrítica, da Universidade de Barcelona, e é considerado um importante espaço de intercâmbio cultural e científico sobre a história da energia elétrica na Europa e na América Latina.
Confira algumas das imagens que compõem a pesquisa iconográfica do livro “Energia elétrica na urbanização do Rio de Janeiro”.
Cartaz do Cinématographe Lumière de autoria do ilustrador Henri Brispot, peça de divulgação da sala de cinema da família Lumière, início do século XX. Acervo Biblioteque Nacionale de France. Entrada principal do Cinematógrafo Rio Branco, localizado na Rua Gomes Freire, início do século XX. Acervo Imagem do Museu da Imagem e do Som.
Sem comentários