
05 nov Memória na Library of Congress dos Estados Unidos
Livros da Memória da Eletricidade integram acervo da Library of Congressdos Estados Unidos
A Memória da Eletricidade recebeu solicitação de três de suas publicações por parte da norte-americana Library of Congress (LC), encaminhada pela bibliotecária Hanne Kristoffersen, responsável pela instituição no Brasil. Trata-se dos livros O rio Tocantins no olhar dos viajantes: paisagem, território, energia elétrica, publicado em 2013; 50 anos: a Eletrobras no espelho da história; e Furnas: unindo forças para um Brasil melhor, ambos editados em 2012.
Os livros foram encaminhados para o escritório da biblioteca que funciona no Consulado americano, no centro da cidade do Rio de Janeiro, e de lá serão enviados para a sede da instituição, em Washington D.C., para compor seu acervo permanente, ao lado de publicações anteriores da Memória da Eletricidade que já haviam sido lá depositadas.
A Library of Congress dos Estados Unidos, fundada em 1800, é a mais antiga instituição cultural federal do país e cumpre as mesmas funções das bibliotecas nacionais de outras nações. Atualmente é a maior biblioteca do mundo, abrigando uma coleção de mais de 158 milhões de itens em mais de 460 línguas diferentes, como livros, gravações, fotografias, mapas e manuscritos, boa parte acessível remotamente via web.
Sem comentários