Dia Do Cinema Brasileiro

Dia Do Cinema Brasileiro

A eletricidade sempre esteve ligada à ideia de modernidade. O serviço de iluminação elétrica no Brasil, a partir de 1879, com a iluminação permanente da Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II, no Rio de Janeiro, marcou o início de uma intensa fase de modificação dos hábitos de consumo e lazer.

Naquela época, dentre as diversões públicas, a grande novidade era o cinema. Em 1894, o público carioca assistiu à primeira exibição do kinetoscópio – aparelho projetor de sequência de fotografias para uma única pessoa de cada vez – e, dois anos depois, à inauguração do primeiro cinematógrafo (então denominado omniógrafo), por Paschoal Segreto, na Rua do Ouvidor. Em 1897, no teatro Lucinda, ocorreu a primeira exibição do cinematógrafo Lumière e, segundo o jornal Gazeta de Notícias, de 15 de julho daquele ano, os quadros “foram apresentados com auxílio de luz elétrica sem a menor oscilação”.

IMAGEM
Folheto promocional do Salão Paris, de Paschoal Segreto, Rio de Janeiro, 1899. Acervo Fundação Biblioteca Nacional. Presente no livro “A vida cotidiana no Brasil moderno”, lançado pela Memória da Eletricidade em 2001.

Sem comentários

Postar um comentário