
11 jun Eletrobras: 57 anos de história
Em abril de 1954, o então presidente Getúlio Vargas enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei que autorizava o governo a fundar uma estatal chamada Eletrobras. Vargas não imaginou que somente oito anos e quatro presidentes depois a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras) seria oficialmente criada, em 11 de junho de 1962.
O processo de instalação da Eletrobras se deu com resistência de agentes do setor elétrico, que fizeram pressão sobre o governo, o Congresso e a sociedade. A carta-testamento de Vargas, de 1954, registra este movimento: “A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. Quis [eu] criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobras. Mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobras foi obstaculada até o desespero. Não querem que o povo seja independente.”, diz o texto.
De fato, a criação da Eletrobras foi motivada pela necessidade de expansão do setor elétrico brasileiro. Enquanto as grandes cidades enfrentavam apagões diários, a zona rural praticamente não possuía fornecimento elétrico, por ser considerada pouco lucrativa.
A Eletrobras aumentou em 600% a capacidade instalada no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980, passando de 5 GW para 34 GW (atualmente a capacidade é de 164 GW), e sustentando o “milagre econômico brasileiro” da década de 1970. A Eletrobras é hoje a maior companhia do setor elétrico da América Latina, sendo líder em geração e transmissão de energia elétrica no Brasil e contribuindo para que a matriz energética nacional seja uma das mais limpas e renováveis do mundo.
IMAGENS
Foto 1: Notícia sobre a criação da Eletrobras de 7 de junho de 1962, em sessão solene do Conselho Nacional de Águas e Energia Elétrica (CNAEE), no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Em primeiro plano, o Primeiro Ministro Tancredo de Almeida Neves e o Presidente do Brasil, João Goulart. Fotógrafo: João de Almeida. Acervo Fundação Biblioteca Nacional.
Foto 2: Primeira logo da Eletrobras, em uso de 1962 a 1965.
Foto 3: Anúncio veiculado pela Eletrobras em revistas e jornais de 1961 a 1964. Foto 3: Primeira logo da Eletrobras, em uso de 1962 a 1965.
Sem comentários